Bloqueio de celulares piratas pela Anatel começa no dia 09 de maio de 2018 – Convergência Digital – Telecom

0
59
Bloqueio de celulares piratas pela Anatel começa no dia 09 de maio de 2018   Convergência Digital   Telecom
Bloqueio de celulares piratas pela Anatel começa no dia 09 de maio de 2018 Convergência Digital Telecom

imagem23-11-2017-20-11-23

Bloqueio de celulares piratas pela Anatel começa no dia 09 de maio de 2018

Luís Osvaldo Grossmann … 23/11/2017 … Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 23/11, um novo cronograma para o bloqueio de aparelhos celulares ‘piratas’, considerados aí aqueles que não possuem a identificação global desses equipamentos, o IMEI. O plano agora é começar o bloqueio no dia 9 de maio de 2018, começando pelo Distrito Federal e Goiás. Será um teste para avaliar o impacto real da medida. 

“O projeto piloto será iniciado no Distrito Federal e Goiás a partir de 22 de fevereiro de 2018 com o envio de mensagens aos usuários de aparelhos irregulares. E o bloqueio dos aparelhos irregulares a partir de 9 de maio de 2018. Os aparelhos irregulares antes dessa data não serão afetos pelo bloqueio”, diz comunicado da agência sobre o tema. 

A preservação da base legada é um dos pontos do entendimento. Assim, foram estipuladas datas de corte para que aparelhos sem IMEI sejam desconectados das redes das operadoras. No caso de DF e Goiás, essa data será 21 de fevereiro de 2018. Ou seja, os aparelhos com irregularidade no IMEI que entrarem na rede móvel a partir desse dia serão bloqueados – mas antes, a partir de 22/2, serão avisados por SMS. O bloqueio mesmo vem depois, em 9/5. Outros estados terão outras datas.

O tema é motivo de guerra entre fabricantes de aparelhos e operadoras de telecomunicações, uma disputa que vem adiando sucessivamente a implantação do que a Anatel chama de SIGA, de Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos pelo menos desde 2014.

Os fabricantes querem coibir a concorrência com aparelhos falsificados. As operadoras não chegam a ser contra, mas temem o impacto na sua parte desse latifúndio. Afinal, como indicam as próprias empresas de telefonia móvel, “as estimativas são de que, todos os meses, 1 milhão de novos aparelhos celulares irregulares entrem no mercado”. É um bocado de tráfego.

Curiosamente, a decisão saiu menos de uma semana antes da data que chegou a ser marcada este ano para o início do bloqueio (28/11). E a decisão de escalonar a medida responde aos temores sobre a dimensão do impacto no mercado, tendo em vista a análise dos resultados do “piloto”. 

Caso vá adiante depois dessa primeira etapa, o cronograma segue com São Paulo, os estados da Região Sul, Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses, a data de corte será 23 de setembro de 2018, quando começam as notificações por SMS. E o bloqueio dos sem IMEI a partir de 8 de dezembro. Por fim, os estados do Nordeste e demais estados do Norte terão data de corte em 7 de janeiro de 2019, data em que começam as notificações, e bloqueio efetivo a partir de 24 de março de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here