Facebook pretende deixar que usuários vejam se seguiram páginas com propaganda russa – COMPUTERWORLD

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O Facebook disse que pretende revelar aos seus milhões de usuários que registraram ?curtidas? (likes) ou seguiram qualquer uma das 290 páginas na rede social e o Instagram criadas por russos e apoiadas pela Agência de Pesquisa de Internet do Kremlin com supostas campanhas de desinformação na eleição presidencial nos Estados Unidos no ano passado.

A empresa planeja oferecer um portal no qual os usuários poderão verificar se eles se envolvem com páginas relacionadas a propaganda russa. O portal, que o Facebook diz que será lançado até o final do ano, permitirá aos usuários acompanhar suas ?atividades? entre janeiro de 2015 e agosto de 2017, e estará disponível no Centro de Ajuda do Facebook.

As contas em questão faziam parte de um amplo esforço para, nas palavras do Facebook, “semear divisão e desconfiança” antes e depois das eleições de 2016. “Eles ostensivamente apoiaram causas políticas americanas em todo o espectro ideológico, e parecem ter obtido alguma adesão entre os usuários reais do Facebook ? pelo menos uma página supostamente russa vinculada organizou com êxito cronogramas off-line”, disse a empresa ao site The Verge.

A Agência de Pesquisa de Internet também supostamente exibiu milhares de anúncios “divisivos” para 10 milhões de pessoas, muitas vezes direcionando-os para páginas temáticas semelhantes. O Facebook já disse que está tomando medidas para evitar anúncios de qualquer “operação inautêntica”, incluindo a verificação dos grupos por trás deles.

O Facebook diz que a criação do portal “faz parte do nosso esforço contínuo para proteger nossas plataformas e as pessoas que as usam de atores ruins que tentam minar nossa democracia”. Também é uma maneira de a rede social sinalizar ao Congresso dos EUA que é uma empresa séria em relação à transparência, depois de ser acusada de arrastar as investigações sobre anúncios relacionados à Rússia. Mas, ao que tudo indica, as capacidades da ferramenta são limitadas. Aparentemente, não vai dizer se o usuário viu ou compartilhou postagens das contas, mas apenas se ele se envolveu diretamente com elas.

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