35 notícias sobre redes sociais que impactaram o mercado em 2017

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Facebook Watch
Facebook Watch

2017 foi um ano de muitas novidades em redes sociais, e publicamos sobre muitas delas aqui no blog.

Se você perdeu alguma notícia e quer ficar atualizado, ou se deseja relembrar o que aconteceu, confira o resumo que fizemos.

Os tópicos estão separados por redes sociais.

Facebook

Quando se fala em redes sociais que implementaram novidades em 2017, o Facebook reina soberano. Só aqui no blog da RD, falamos sobre pelo menos 18 delas!

No ano em que atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, a maior rede social investiu em vídeos, novos formatos e em atualizações no famigerado algoritmo que decide quais publicações serão mostradas no feed de notícias.

Vídeos

Ao longo do ano, o Facebook lançou uma série de novidades para estimular produtores de vídeo a produzirem conteúdo na rede social.

Foram lançados aplicativos de produção de vídeo, como o , que serve para os usuários melhorarem seus conteúdos com gráficos, ferramentas de interação e informações úteis para análise. Ele foi lançado em conjunto com o site , que traz dicas para criadores.

Para melhorar a experiência de vídeos na rede social, foi anunciado o , uma funcionalidade que permite ao usuário baixar conteúdo audiovisual por Wi-Fi previamente para assistir quando estiver sem conexão ou somente com acesso aos dados móveis. A funcionalidade é importante especialmente para países nos quais os custos de internet móvel ainda são altos ou em que os dados se esgotam rapidamente, como no Brasil.

O Facebook também . Com ele, é possível assistir a vídeos compartilhados por amigos ou por páginas que você segue, vídeos ao vivo mais assistidos ao redor do mundo e vídeos recomendados com base em seus interesses.

Já o foi lançado como uma nova plataforma de vídeos para concorrer com YouTube e Netflix.

Por fim, para avaliar o impacto das suas campanhas em vídeo, a empresa fez uma melhoria nas análises ao criar a aba , que mostra dados sobre quem tem compartilhado seus vídeos.

highlighted shares vídeos no facebook

Anúncios

Para quem anuncia no Facebook, também não faltaram novidades.

Em abril, o Facebook anunciou o , um site com dicas para pequenos e médios anunciantes criarem seus anúncios na rede com mais facilidade. A companhia dizia ser essa solução mobile para 65 milhões de negócios que utilizam as fanpages do Facebook e para 8 milhões de perfis de negócios no Instagram.

Também divulgou o , um novo formato de anúncios para fazer com que as marcas vendam mais por meio de anúncios imersivos e de carregamento rápido.

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Já em novembro, anunciou que quatro novas ferramentas voltadas para estavam disponíveis. As novidades possibilitariam criar campanhas direcionadas a audiências que falam línguas diferentes, encontrar um público-alvo que esteja em outro local, dentre outras possibilidades.

Outro ponto importante foi o lançamento da nomeada de FAME, que tem o objetivo de criar relatórios de anúncios, exportando dados de várias contas de anúncios para um único relatório.

Também 17 opções pouco usadas no impulsionamento de publicações e começou a .

Algoritmo

O ano começou com uma atualização do algoritmo que tinha como objetivo no feed de notícias. Já perderam espaço.

O Facebook também fez um no feed de notícias de 6 países. De repente todos os posts orgânicos das fanpages sumiram, restando apenas anúncios e posts de amigos e familiares. Isso abriu precedentes para as pessoas acreditarem que isso se tornaria realidade em todos os locais.

Em uma tentativa de esclarecer o público sobre o , o profissional responsável pelo feed de notícias compartilhou os critérios que o Facebook utiliza para mostrar publicações aos usuários.

Outras novidades do Facebook

Outras novidades incluíram um , que deve influenciar na produção e na promoção de conteúdo no Facebook; o , que permite fazer enquetes utilizando GIFs e fotos; e, é claro, o .

enquetes facebook

Facebook Polls

Facebook Stories

Facebook Stories

Instagram

Se em 2017 o Facebook continuou sendo a maior rede social do mundo, o Instagram mostrou ser a que mais cresce em números de usuários.

A ferramenta Stories, lançada em 2016, teve seu uso para empresas consolidado em 2017 e o Instagram tem investido cada vez mais nela.

Foram lançados diversos recursos que podem ser aproveitados no Marketing Digital, como a possibilidade de às fotos e vídeos que desaparecem depois de 24h, assim como a possibilidade de fazer .

A possibilidade de , que permite que empresas interajam com seguidores na rede social, também foi implementada em 2017.

enquetes instagram stories

No fim do ano, o Instagram lançou ainda a possibilidade de , uma atualização que promete ampliar o alcance das publicações no Instagram ao permitir que pessoas que ainda não sigam determinados perfis sejam impactadas por meio das hashtags, tanto no feed como nas Stories.

seguir hashtag instagram

Twitter

O Twitter lançou, em abril de 2017, uma nova ferramenta voltada para empresas com o objetivo de facilitar a comunicação entre negócios e consumidores.

A nova ferramenta ? a última de uma série de atualizações focadas em ajudar negócios a atenderem clientes por meio do Twitter ? permite que o usuário com a empresa e vice-versa.

imagem25-12-2017-14-12-46

LinkedIn

O ano de 2017 começou cheio de atualizações para o LinkedIn, que lançou em 19 de janeiro um na sua versão para desktop buscando dar mais atenção para conversas e conteúdo. Essa foi a maior atualização desde o lançamento da rede social voltada para profissionais, ocorrido em 2002.

O lançamento do trouxe feeds customizados diariamente que mostrarão os posts mais interessantes da área de atuação profissional de cada usuário.

Já representaram uma nova solução de marketing, a exemplo do que já acontece no Facebook, assim como , uma solução que oferece opções de segmentações similares às disponíveis em outras redes sociais, que permitem que os profissionais de marketing segmentem os anúncios com base em endereços de email ou sites visitados.

LinkedIn Lead Gen Forms

LinkedIn Lead Gen Forms

também tornaram a rede mais amigável para fazer contatos e mais parecida com outras redes sociais.

YouTube

Assim como o LinkedIn, o , a maior desde sua criação. Além do novo logo, foi apresentada uma nova interface e uma série de atualizações para o aplicativo

youtube nova identidade

E, para quem achou que todos os aplicativos possíveis já tinham uma ferramenta de vídeos que desaparecem depois de 24h, o YouTube anunciou em seu blog que produtores de conteúdo terão acesso a uma ferramenta similar, .

youtube reels

Messenger

Em abril, o que antes era apenas o aplicativo de conversas do Facebook deu uma guinada na direção para se tornar uma ferramenta de marketing também.

O lançamento do incluiu atualizações voltadas para empresas e usuários, como o desenvolvimento de bots, respostas inteligentes, códigos paramétricos, dentre outros

Mais tarde, em novembro, o Messenger entrou na onda dos bots e para ser usado como ferramenta de chat para sites, uma nova aposta que prometia facilitar o relacionamento entre usuários da rede social e empresas.

chat para site messenger

Spotify

O Spotify anunciou o lançamento do , uma plataforma que permite que empresas criem, editem e veiculem seus anúncios em formato de áudio para os usuários do aplicativo de músicas.

De acordo com a companhia, a novidade é voltada para pequenas e médias empresas e os preços serão flexíveis.

spotify ad studio

WhatsApp

2017 foi o ano em que a função Stories foi aplicada a todos os aplicativos possíveis, e com o WhatsApp não foi diferente. Chamado de , a versão foi lançada como uma possibilidade de inserir anúncios no WhatsApp, mas acabou sendo pouco utilizada pela maioria das pessoas.

Já uma novidade que foi muito comentada entre quem trabalha com Marketing Digital foi anunciada em setembro. A empresa comunicou no seu blog oficial que uma versão do estava em fase de testes com um grupo de empresas selecionadas.

E para você, como foi o ano de 2017 nas redes sociais? Algum aprendizado para compartilhar?

Conta pra gente aqui nos comentários. 🙂

E para saber tudo sobre o assunto, e descubra como usar os canais online para se relacionar e vender para seus clientes, aumentando suas oportunidades de negócio

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